USP - Universidade de São Paulo

Robert Ange Marie Camille De Groote

* 20/04/1940   + 03/11/1992

Robert Ange Marie Camille De Groote

(Por Prof. Antonio Aprígio da Silva Curvelo)

Robert Ange Marie Camille De Groote nasceu a 20 de abril de 1940 em Bruxelas, Bélgica. Após ter concluído o curso de Bacharelado em Química (1964) na Universidade Livre de Bruxelas, foi convidado para vir ao Brasil colaborar na organização dos cursos de Química Orgânica, na recentemente criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, onde permaneceu de 1965 a 1969.

Em 1969, o prof. Robert De Groote mudou-se para São Carlos, passando a trabalhar na Escola de Engenharia de São Carlos – USP, onde defendeu seu doutorado em 1971. Estando em São Carlos, Robert participou da criação do Instituto de Física e Química (1972) e colaborou decisivamente na implantação do Bacharelado em Química, bem como na criação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Físico-Química deste Instituto. Defendeu sua Livre Docência e foi aprovado em concurso de Professor Titular pelo então Instituto de Física e Química de São Carlos.

O seu papel de pioneiro ficou, desta forma, marcado fortemente na criação de dois importantes cursos de Química no estado de São Paulo.

Suas atividades não se resumiram apenas à vida acadêmica e científica. Robert também se dedicou às administrativas, tendo sido chefe do Departamento de Química e Física Molecular; vice-diretor do Instituto de Física e Química e novamente chefe de departamento, agora do recentemente criado Departamento de Físico-Química.

Robert De Groote sempre se dedicou com muito entusiasmo ao ensino de Química Orgânica, destacando-se nos cursos experimentais, onde sempre foi um inovador, despertando nos estudantes o prazer pela pesquisa em laboratório.

Enquanto pesquisador, conseguiu manter harmoniosamente suas atividades em pesquisa acadêmica e aplicada. Entre 1965 e 1980 seus maiores interesses se concentraram em estudos de espectroscopia e cinética, com grande ênfase aos estudos de mecanismos de reações orgânicas, particularmente de derivados metanossulfônicos.

A partir de 1980, Robert encaminhou suas pesquisas para a área de Química da Madeira, especialmente a Química de Ligninas e organizou, além de presidir, o First Brazilian Symposium on the Chemistry of Lignins and other Wood Componentes, realizado em São Carlos em 1989.

Como fruto de suas atividades, foi coordenador de vários projetos de pesquisa junto a órgãos de fomento estaduais e federais, além de vários contratos com importantes indústrias químicas.

Sua produção científica inclui mais de cinquenta trabalhos publicados, duas teses defendidas, uma patente e mais de setenta participações em congressos nacionais e internacionais. Orientou cinco teses de doutorado e oito dissertações de mestrado. Realizou dois estágios de pós-doutorado no Estados Unidos da América e diversas viagens de intercâmbio científico a diferentes países, particularmente, França, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos da América.

Professor Livre Docente e Professor Titular (primeiro do IQSC).