USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Ernesto Rafael Gonzalez

* 17/09/1938     +29/05/2020

Vínculo com a USP: 01/12/1973 a 17/09/2008

 

O Professor González obteve o título de Licenciatura em Ciências Químicas em 1962 e o título de Doutorado em 1965, ambos pela Universidad de Buenos Aires.

A atuação profissional do Professor González no Brasil teve início na Universidade de São Paulo em 1972, quando veio para São Carlos como Professor Visitante do recém-criado Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Na época, teve participação decisiva na implementação do curso de Pós-Graduação em Físico Química cujo início se deu em 1971  e também do curso de Graduação de Bacharelado em Química, que teve a primeira turma ingressante em 1973. Sua carreira acadêmica se desenvolveu rapidamente obtendo o título de Professor Livre-Docente em 1976 e o de Professor Titular em 1981.

Em 1973 deu início à implantação do Grupo de Eletroquímica do Departamento de Química e Física Molecular do IFQSC, o qual viria a ter um impacto ímpar na ciência do Brasil pela muito forte contribuição que deu ao estabelecimento e a consolidação da área de Eletroquímica no país. Em pouco tempo os primeiros projetos brasileiros na área de células a combustível foram estabelecidos e ganharam impacto tanto em nível nacional como internacional, tendo sido os embriões que de forma direta ou indireta levaram a que hoje várias dezenas de grupos trabalhem em áreas correlatas. Neste campo, merece destaque seu esforço pessoal na realização de empreitadas de internacionalização da pesquisa, hoje tão valorizadas. Foi com este espírito que em 1980 partiu para um estágio científico de um ano no Los Alamos National Laboratory, EUA, para realização de trabalho de cooperação na área de células a combustível com o Prof. S. Srinivasan. Esta iniciativa catalisou outras ações do mesmo gênero que acabaram por levar a que ex-alunos de doutorado e integrantes juniores do IFQSC/IQSC partissem em missões ao exterior, em diversos sítios, para realização de estágios de pós-doutorado. Neste contexto fica evidente o impacto que a sua pesquisa teve na eletroquímica do Brasil e do imenso poder disseminador que foi potencializado pelos colaboradores e seus 66 alunos, orientados em programas de mestrado e doutorado.

O Professor Ernesto González foi diretor pró-tempore do recém criado IQSC e logo em seguida diretor eleito deste mesmo Instituto. Sua atuação neste período foi decisiva porque coube a ele a árdua tarefa de construir o Instituto e assim estabelecer o embrião da atual infra-estrutura humana e física. O nível de excelência, cujo estabelecimento se iniciou naquela época, catalisou outras ações futuras, as quais têm sistematicamente, desde o início, colocado o IQSC em destaque particularmente dentro da USP, pois a unidade tem apresentado indicadores de produtividade per capta entre os maiores da Universidade.

Finalmente, não posso deixar de apresentar uma observação pessoal que é fruto dos nossos longos anos de trabalho em equipe. Uma característica importante da atuação profissional do Prof. Ernesto é sua alta disponibilidade para o agendamento de compromissos o que facilita a vida de dirigentes, dirigidos, chefes, companheiros de equipe e subordinados.  Isto é certamente fruto de sua alta eficiência na atuação profissional nos vários seguimentos da vida acadêmica.

(Por Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli)

 

Deixe sua mensagem para o memorável*

* Seu texto passará por uma avaliação gramatical e de conteúdo antes de ser publicado.