USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Edson Rodrigues

* 21/03/1945     + 14/08/2013

Vínculo com a USP: 04/07/1961 a 29/05/1998

 

Professor Edson Rodrigues

O Prof. Edson Rodrigues foi o pioneiro que implantou o Ensino Universitário de Química em São Carlos e o protagonista dos atos e fatos mais importantes dos anos iniciais do atual Instituto de Química de São Carlos.

A atuação profissional do Professor Edson Rodrigues junto à Universidade de São Paulo teve início com sua admissão em 04/07/1961 e perdurou, por quase trinta e sete anos, até sua aposentadoria, efetivada em 30/05/1998.

O Professor Edson Rodrigues iniciou sua carreira acadêmica na Faculdade Nacional de Filosofia, Universidade do Brasil, onde se graduou como Professor Licenciado em Química (1952) e Bacharel em Química (1953). Uma vez concluído seus estudos de graduação, completou sua formação nos Estados Unidos da América, obtendo o título de Master of Arts (M.A.) em Física pela Universidade da Califórnia – Berkeley (1958).

Contratado pela Escola de Engenharia de São Carlos em 1961 logo alcançou o cargo de Professor Catedrático em “Mecânica Geral”.  Permaneceu como professor da Escola de Engenharia até 1971, data da criação do Instituto de Física e Química de São Carlos. Seu empenho pessoal e seu dinamismo profissional asseguraram-lhe uma marcante participação como um dos principais responsáveis pela criação deste Instituto, composto na ocasião pelos departamentos de Química e Física Molecular (DQFM) e Física e Ciência dos Materiais (DFCM).

Como Professor Catedrático, assumiu a administração do Departamento de Química e organizou suas atividades de ensino e de pesquisa, que resultaram na criação da pós-graduação em Físico-Química e do Bacharelado em Química.

Para prover e sustentar o crescimento dos cursos recém-criados e para promover o desenvolvimento da pesquisa científica, conseguiu junto à Universidade recursos para a contratação de novos professores, muito dos quais recrutados em Universidades estrangeiras. O ambiente acadêmico e a infraestrutura oferecida, bem como a qualidade científica dos novos docentes-pesquisadores levaram à consolidação dos novos cursos e a uma produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente.

Durante 12 anos à frente da Chefia do Departamento de Química e Física Molecular, o Professor Edson Rodrigues consolidou os alicerces que sustentam nossa Instituição até os dias de hoje. Além de sua dedicação ao Departamento de Química, assumiu também, em vários momentos, a administração do Instituto de Física e Química de São Carlos e do Campus Administrativo da USP, em São Carlos.

Em 12 de Abril de 1994 foi aprovada a divisão do Instituto de Física e Química de São Carlos, para criação de duas novas Unidades: Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC), sendo este constituído pelo Departamento de Química e Física Molecular (DQFM) e pelo Departamento de Físico-Química (DFQ).

O resultado altamente satisfatório das atividades do Instituto de Química de São Carlos é consequência do trabalho árduo e de qualidade de seus docentes, funcionários e alunos, que souberam manter e fomentar a obra iniciada pelo Professor Edson Rodrigues.

Mesmo após sua aposentadoria, o Professor Edson Rodrigues prosseguiu com sua colaboração para com o Instituto, mantendo suas atividades junto aos Laboratórios do Grupo de Física Molecular e ao ensino de graduação, com destaque à sua atuação na disciplina “História da Química”, que culminou com a implantação na Internet de um belíssimo sítio para esta disciplina.

Como consequência de sua contribuição ao Instituto de Química de São Carlos, sua Egrégia Congregação, em sessão realizada em 10/10/2005, deliberou pela concessão do título de Professor Emérito ao Professor Edson Rodrigues, como forma de reconhecimento e gratidão pela enorme contribuição prestada à Universidade de São Paulo e em particular, ao Instituto de Química de São Carlos.

 

Por Prof. Antonio Aprígio da Silva Curvelo

 

Clique aqui e deixe sua mensagem para o memorável.