USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Douglas Wagner Franco

 

* 21/03/1945     + 07/04/2016

 

Vínculo com a USP: 23/08/1967 a 07/04/2016

 

Como professor, lecionou principalmente disciplinas em química analítica instrumental e em química inorgânica nos cursos de graduação e pós-graduação desde que foi contratado na Universidade de São Paulo em 1967, primeiro junto à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto e depois transferido ao então Instituto de Física e Química De São Carlos em 1978. Participou ativamente na consolidação da pós-graduação em nosso Instituto, com efetiva participação junto à CAPES, e um dos mentores da reformulação do curso de Bacharelado em Química do IQSC em 2004, propondo a ênfase em química dos alimentos.

Sua formação em química iniciou-se no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Araraquara, quando formou-se nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química (1968). Tornou-se Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo, junto ao Instituto de Química em São Paulo, mediante orientação do Professor Eduardo A. Neves, quando estudou química de soluções empregando técnicas eletroanalíticas e espectrofotométricas (1972). Realizou estágios de pós-doutorado junto aos Grupos do Professor Henry Taube (Stanford University, USA; 1976), quando estudou mecanismos de reações em complexos de metais de transição, do Professor Peter C. Ford (University of California at Santa Barbara, USA; 1982), quando estudou fotoquímica de complexos de metais de transição, dos Professores Igor katchenko (Institute de Recherches sur la Catalyse, France; 1984) e J. Paolo Chiusoli (Università degli Studi di Parma, Italia; 1985), quando estudou compostos organometálicos de metais de transição e ativação molecular de substratos C1, e do Professor  A. B. P. Lever (University of York Toronto, Canada; 1990), quando estudou transferência de elétrons por complexos de metais de transição. Com os estudos para obtenção do título de Livre Docência pela Universidade de São Paulo (1978), iniciou pesquisa em tetraaminas de rutênio, culminando na elaboração de série de efeito-trans por estudos cinéticos, que é reconhecida em livros-textos em química inorgânica. Com vivacidade em reatividade química, sendo exímio químico sintético e instrumental em métodos eletroanalíticos, foi pioneiro no Brasil em estudos de transportadores de óxido nítrico e suas aplicações biológicas via complexos de metais de transição, proporcionando difusão dessa química em diversos centros acadêmicos no pais. Um marco histórico de sua impulsividade científica foi o desenvolvimento da química da aguardente de cana-de-açúcar. Essa pesquisa proporcionou o controle da qualidade e tipificação da aguardente de cana no Estado de São Paulo, com subsequente impacto em todo território nacional. Costumava dizer que a ideia para estudos com a aguardente surgiu quando visitou vinícolas na Califórnia e questionou como uma região tão árida tornou-se um dos celeiros de vinhos reconhecidos internacionalmente; lhe foi respondido que a pesquisa os levaram à tanto.

Como administrador no campo acadêmico, foi presidente de comissões institucionais, coordenador de pós-graduação, chefe de departamento, diretor de unidade, presidente da CODAGE, entre outro.

Passou a ocupar o cargo de Professor Titular da Universidade de São Paulo em 1986, junto ao então Instituto de Física e Química de São Carlos. Formou 40 mestres e 45 doutores. Até 2017, apresenta na base de dados Scopus 182 artigos, com índice h 36. Foi pesquisador 1-A do CNPq por cerca de 4 décadas.

Por Prof. Benedito dos Santos Lima Neto

 

Deixe sua mensagem para o memorável.

1- Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
2- Seu texto passará por uma análise gramatical e de conteúdo antes de ser publicada.